A Moreme assume um compromisso global, visando a Qualidade dos seus serviços, a defesa do Ambiente e a Segurança e Ergonomia no Trabalho, com o objetivo de alcançar a Satisfação de Clientes, Colaboradores, Fornecedores e Parceiros, e o reconhecimento no mercado como empresa competitiva.

Assim, a Moreme compromete-se a assegurar e disponibilizar todos os recursos necessários para a implementação desta Política, com vista a uma gestão eficaz da Organização, assente em valores como a Integridade, a Idoneidade e a Inovação.

Todos os Trabalhadores assumem compromissos claros em termos de melhoria continuada de desempenho, nas vertentes Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho e Segurança da Informação, sendo esses também assumidos pela Moreme.


1. Política da Qualidade
1.1 Satisfação dos Clientes

Ir ao encontro das necessidades e expectativas dos Clientes, disponibilizando produtos e serviços com valor, conhecendo periodicamente a sua satisfação.

1.2 Eficácia / Eficiência

Maximizar a eficácia e eficiência, através da permanente otimização de processos e alavancagem em tecnologias de informação.

1.3 Parcerias

Promover uma relação com os fornecedores baseada no cumprimento dos compromissos acordados, garantindo as sinergias necessárias para assegurar as melhores soluções.



2. Política do Ambiente
2.1 Avaliação de Riscos / Desempenho Ambiental

Identificar os aspetos ambientais resultantes da atividade da Moreme, avaliando e controlando os seus impactes e considerando, sempre que possível, uma perspetiva de ciclo de vida.

2.2 Proteção Ambiental

Promover a utilização sustentável de recursos naturais, nomeadamente de origem florestal e a racionalização do consumo de materiais.

2.3 Prevenção da Poluição

Reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos produzidos. Adotar as melhores práticas de trabalho e tecnologias disponíveis promovendo o aumento da eficiência ambiental e energética dos equipamentos, das instalações e da frota, visando a redução das emissões atmosféricas.



3. Política da Segurança e Saúde do Trabalho
3.1 Promoção da Segurança

Assegurar ao Trabalhador condições de segurança em todos os aspetos do seu trabalho, com vista a prevenir lesões e afeções da saúde.

3.2 Avaliação de Riscos

Identificar os perigos, avaliando, eliminando, reduzindo e controlando os riscos em matéria de segurança e saúde do trabalho resultantes da atividade da Moreme.

3.3 Promoção da Saúde

Promover a saúde no trabalho, mediante a realização de exames médicos adequados a comprovar a avaliação física e psíquica do Trabalhador para o exercício da atividade, bem como a repercussão desta e das condições em que é prestada na saúde do mesmo.

3.4 Consulta e participação dos trabalhadores

Assegurar a consulta aos representantes dos trabalhadores em matéria de segurança e saúde no trabalho ou, na sua falta, aos próprios Trabalhadores.



4. Política da Segurança da Informação – Princípios
4.1 Confidencialidade

Manter o segredo profissional e a confidencialidade da informação, tratando-a com os cuidados inerentes ao grau de confidencialidade que lhe esteja atribuído. Não utilizar a informação privilegiada de forma inadequada.

4.2 Sistemas de Informação

Implementar, gerir e utilizar os sistemas de informação de forma a preservar a confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação interna, confiada por terceiros ou confiada a terceiros.

4.3 Gestão dos Riscos

Assegurar que as vulnerabilidades e ameaças à segurança da informação são identificadas, antecipadas e tratadas realizando análises de risco regulares, garantindo a monitorização dos incidentes de segurança.

4.4 Continuidade do Negócio

Garantir um processo de gestão da continuidade do negócio, reduzindo para níveis aceitáveis a perturbação causada por desastres e falhas de segurança.



5. Princípios Comuns às Políticas
5.1 Cumprimento Legal

Respeitar o quadro legal e regulamentar em vigor e outros requisitos que a Moreme subscreva.

5.2 Comunicação

Divulgar a todos os Trabalhadores e às restantes partes interessadas a respetiva política e relato de desempenho da Moreme.

5.3 Desenvolvimento de Capital Humano

Formar, sensibilizar, valorizar competências e motivar os Trabalhadores e todos aqueles que desempenhem atividades em nome da Moreme, induzindo a adoção de boas práticas.

5.4 Melhoria Contínua

Medir, avaliar, rever e melhorar sistematicamente a eficácia dos Sistemas de Gestão, nomeadamente o enquadramento e revisão de objetivos e metas.

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